terça-feira, 18 de outubro de 2016

Insetívoros

Lesser moonrat




























Hylomys suillus é uma espécie de insetívoro da família Erinaceidae. Pode ser encontrado na China, Vietnã, Laos, Camboja, Myanmar, Tailândia, Malásia, Indonésia e Brunei.

Ouriço-terrestre










































O ouriço-terrestre (Erinaceus europaeus) é uma espécie de insetívoro da família Erinaceidae, também conhecido pelo nome de porco-espinho (Não confundir com o roedor de mesmo nome). É uma espécie nativa apenas na Europa, sendo introduzida na Nova Zelândia. Em Portugal é uma espécie fácil de se encontrar na natureza.

Ouriço-indiano
















O ouriço-indiano (Paraechinus micropus) é uma espécie de insetívoro da família Erinaceidae. Pode ser encontrada na Índia e Paquistão,

Moonrat

















moonrat (Echinosorex gymnura) é uma espécie de insetívoro da família Erinaceidae, sendo parente próximo dos ouriços. Pode ser encontrado na Tailândia, Mianmar, Malásia e Indonésia.

Ouriço-orelhudo















































O ouriço-orelhudo (Hemiechinus auritus) é uma espécie de insetívoro da família Erinaceidae. Pode ser encontrado da região oriental do Mediterrâneo, e sudoeste da Ásia ao oeste do Paquistão e Mongólia.

Solenodonte-haitiano















O solenodonte-haitiano (Solenodon paradoxus), também conhecido como agouta, é uma espécie de insetívoro encontrado na Ilha de São Domingos, englobando assim os territórios da República Dominicana e do Haiti. É capaz de inocular veneno nas suas presas através de dentes especiais, sendo um dos poucos mamíferos venenosos do mundo.

Musaranho-lontra


















O musaranho-lontra (Potamogale velox) é uma espécie de insetívoro semi-aquático. Pode ser encontrado em vários países da África. É uma espécie de alimentação insetívora, que habita zonas pantanosas na floresta tropical.

Web-footed tenrec














Limnogale mergulus é uma espécie de insetívoro endêmica de Madagascar. É a única espécie do seu gênero. É uma espécie aquática, podendo ser encontrada em córregos nas florestas úmidas e nos planaltos centrais do leste de Madagascar.

Tenreco-comum











































tenreco-comum (Tenrec ecaudatus) é uma espécie de tenreco endêmico de Madagascar. Foi introduzida em Maurício, Reunião, nas Seychelles e nas ilhas Comoros. É a única espécie do gênero Tenrec.

Streaked tenrec






































Hemicentetes semispinosus é uma espécie de tenreco endêmico de Madagascar.

Lesser hedgehog tenrec












































Echinops telfairi é uma espécie de tenreco endêmico de Madagascar, onde pode ser encontrada nas porções sul e sudoeste. É a única espécie do gênero Echinops.

Tenreco-ouriço-gigante

























O tenreco-ouriço-gigante ou ouriço-de-madagascar (Setifer setosus) é uma espécie de tenreco encontrada na região do platô central de Madagascar. É a única espécie do seu gênero.

Toupeira-dourada-asiática

















A toupeira-dourada-asiática (Chrysochloris asiatica) é uma espécie de insetívoro da família Chrysochloridae. É endêmica da África do Sul.

Toupeira-dourada-de-grant's















A toupeira-dourada-de-grant's (Eremitalpa granti) é uma espécie de insetívoro da família Chrysochloridae. Alimenta-se de cupins e outros invertebrados, além de répteis como lagartos. É nativa da África do Sul e Namíbia. É a única espécie de seu gênero.

Musaranho-gigante-mexicano














O musaranho-gigante-mexicano (Megasorex gigas) é uma espécie de insetívoro da família Erinaceidae. Endêmica do México, é a única espécie do seu gênero.

Musaranho-de-cauda-curta



































O musaranho-de-cauda-curta (Blarina brevicauda) é a maior espécie de musaranho de seu gênero. É encontrado na parte central e oriental da América do Norte, sendo uma das poucas espécies de mamíferos venenosos do mundo.

Musaranho-comum










































O musaranho-comum (Sorex araneus) á espécie mais comum de musaranho, e também um dos mamíferos mais comuns, distribuída pela Europa Setentrional, incluindo a Grã-Bretanha mas excluindo a Irlanda. Alimenta-se insetos, lesmas, aranhas, vermes, anfíbios e pequenos roedores.

Musaranho-aquático-europeu


























O musaranho-aquático-europeu (Neomys fodiens) é uma espécie de musaranho semi-aquático da Eurásia. Alimenta-se de minhocas, gastrópodes, crustáceos, miriápodes e insetos. Nos casos das populações européias, pode alimentar-se ocasionalmente de peixes, anfíbios, aves e restos de micromamíferos.

Musaranho-de-dentes-brancos-bicolor






























O musaranho-de-dentes-brancos-bicolor (Crocidura leucodon) é uma espécie de musaranho nativa da Europa e Oriente Médio. Alimenta-se de invertebrados

Musaranho-pigmeu




























O muranho-pigmeu (Suncus etruscos) é o menor mamífero conhecido do mundo. Vive na Europa meridional, norte da África e Ásia meridional. Alimenta-se de invertebrados.

Russian desman















Desmana moschata é uma espécie de mamífero aquático da família Talpidae. É a única espécie do gênero Desmana. Pode ser encontrada nas bacias do rios Don, Volga e Ural, na Rússia, Ucrânia e Cazaquistão.

Toupeira-da-água
















A toupeira-da-água (Galemys pyrenaicus) é uma espécie de insetívoro semi-aquático da família Talpidae. Habita regiões de Portugal, Espanha, Andorra e França.

Toupeira-européia
















A toupeira-européia (Talpa europaea) é uma espécie de mamífero da família Talpidae. Distribui-se desde a Europa Ocidental até a Sibéria. Alimenta-se de minhocas e outros invertebrados.

Toupeira-nariz-de-estrela

















A toupeira-nariz-de-estrela (Condylura cristata) é uma espécie de pequena toupeira cavadora que vive em túneis que cava no subterrâneo na América do Norte. É uma espécie noturna e cega que se alimenta de invertebrados.