sexta-feira, 16 de março de 2012

Répteis e anfíbios pré-históricos marinhos

Mesossauros






































Os Mesossauros (Mesosauria) são uma ordem de répteis marinhos pré-históricos que viveram durante o período Permiano. Estão entre os répteis mais primitivos do planeta e são considerados os primeiros répteis a retornarem para a água depois de sua evolução em terra firme. O nome mesosauria significa "lagartos intermediários".

Mosassauros






























Os mosassauros são lagartos pré-históricos da família Mosasauridae que foram os principais predadores dos oceanos do final do Cretáceo. Apesar de ser confundido popularmente como dinossauros, o grupo não está relacionado com os dinossauros nem com os plesiossauros, pertencendo antes à ordem dos escamados que inclui atualmente as cobras e os lagartos. Pensa-se que os mosassauros tenham surgido no Cretáceo inferior, a partir de animais terrestres.

Placodontes




















































Os placodontes são uma ordem de répteis marinhos encontrados no período Triássico. Sua posição taxonômica entre os plesiossauros ainda é controversa. Algumas espécies assemelhavam-se aos Testudines na aparência.

Nothossauros





















































Os Nothossauros são uma ordem de répteis marinhos pré-históricos do período Triássico. Com corpos alongados que chegavam a três metros de comprimento, pescoço longo e patas transformadas em nadadeiras, especula-se que esses animais viviam como as focas de hoje, nadando no mar para pegar comida, mas passando também boa parte do tempo em terra, nas costas arenosas ou rochosas. Eles eram decididamente carnívoros e mais provavelmente se alimentavam de peixes. Todos os notossauros foram extintos no final do triássico, dando lugar aos mais adaptados plesiossauros.

Plesiossauros

































Os plesiossauros constituem uma ordem de répteis marinhos extintos. O grupo surgiu no Triássico Superior e subsistiu durante todo o Mesozóico até ao desaparecimento na extinção K-T no Cretáceo. Apesar de serem répteis gigantes e carnívoros do Mesozóico, os plesiossauros não estavam relacionados com os dinossauros, que formavam um grupo à parte.

Pliossauros

























































Pliossauro é o nome geral dado aos répteis pré-históricos da subordem Pliosauroidea, do grupo dos plesiossauros. Eram répteis aquáticos, de pescoço curto e cabeça alongada, de hábitos carnívoros. Os seus dentes eram numerosos e afiados. Foram encontrados fósseis de pliossauros em diversas regiões geográficas, incluindo Europa, Austrália e América do Sul.

Ictiossauros

 











 
 
 
 




























 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 

































Os ictiossauros constituem uma ordem de répteis marinhos extintos surgidos no início do Triássico inferior, e que extinguiu-se um pouco antes da extinção dos dinossauros, no início do Cretáceo superior. Os ictiossauros atingiram o pico de desenvolvimento durante o Jurássico e após o seu desaparecimento foram substituídos pelos plesiossauros.

Tanystropheus





















Tanystropheus foi um gênero de répteis marinhos. Com 6 metros de comprimento, vivia maior parte do tempo em terra firme. Caçava peixes e mariscos mergulhando no oceano o pescoço de 3 metros. E, para não virar ele a caça, tinha um belo recurso: seu longo rabo podia ser cortado para escapar de um predador. Depois, se regenerava - igual a uma lagartixa moderna. Viveu no período Triássico, ou seja, no período de 248 milhões a 206 milhões de anos atrás.

Dinocephalosaurus





















Dinocephalosaurus é um gênero de réptil marinho aparentado com o Tanystropheus que viveu no período Triássico na China.

Thalattosuchia












































Thalattosuchia é o nome dado a um cladi de crocodilomorfos marinhos do Jurássico ao Cretáceo Inferior, que teve uma distribuição cosmopolita. Eles são às vezes coloquialmente referida como crocodilos-marinhos, embora eles não fossem crocodilos verdadeiros.

Arquelônio

























































Arquelônio (Archelon ischyrus) é uma grande tartaruga marinha que viveu no Cretáceo que tinha 3 a 4 metros de comprimento e pesava em torno de 1,5 a 2 toneladas. Era um animal carnívoro que habitou os oceanos da zona da atual América do Norte. É o maior representante conhecido do grupo das tartarugas.

Protostega















Protostega gigas é uma espécie pré-histórica de tartaruga marinha.

Odontochelys





















Odontochelys é a mais antiga espécie de tartaruga já conhecida, descoberta através de alguns fósseis localizados no sudoeste da China. Tais fósseis ajudaram ainda a explicar o surgimento do casco das tartarugas.

Thalattossauros





















Thalattosauria é uma ordem de répteis marinhos pré-históricos que viveram durante o período Triássico. Adaptados para a vida oceânica, não se sabe se eles vinham à terra botar seus ovos ou se eram vivíparos. Alguns chegavam a ter 4 metros de comprimento. .

Pachypleurosauros















Pachypleurosauros foram primitivos notossauros que assemelhavam-se com lagartos marinhos e tiveram seu limite no Período Triássico. Eles foram animais alongados, medindo em torno de 20 centímetros a 1 metro de comprimento.

Pistosaurus











Pistosaurus longaevus é uma espécie extinta de répteis marinhos relacionados com os plesiossauros. Os fósseis foram encontrados em França e na Alemanha, e data para o Triássico Médio.

Aigialossauros




















Aigialossauros são mosassauróides semi-marinhos do período Cretáceo.

Kaganaias

























Kaganaias é um extinto gênero de lagarto mosassauróide marinho do período Cretáceo.

Trematosauroidea












Trematosauroidea são um importante grupo de anfíbios Temnospondyli do Triássico. Foram os únicos anfíbios marinhos.

Nenhum comentário: