sexta-feira, 16 de março de 2012

Peixes em geral

Peixe-bruxa




























Os Myxini são um grupo de peixes marinhos, de águas frias, com forma de enguia e sem maxilas. É o único grupo de peixes que não pertence ao subfilo dos vertebrados, uma vez que não tem um verdadeiro esqueleto interno: o corpo é sustentado pela corda dorsal e o crânio é incompleto, uma vez que o cérebro está protegido apenas por uma bainha fibrosa.

Lampréia





































As lampreias são ciclóstomos de água doce ou anádromas com forma de enguias, mas sem maxilas. A boca está transformada numa ventosa circular com o próprio diâmetro do corpo, reforçada por um anel de cartilagem e armada com uma língua-raspadora igualmente cartilaginosa. Várias espécies de lampreia são consumidas como alimento.

Peixe-serra





















Os peixes-serra são os representantes da ordem Pristiformes e da família Pristidae, classificados entre os peixes batoides, ou seja, as raias. Os peixes-serra são encontrados em áreas costeiras tropicais e sub-tropicais de todos os oceanos. São encontrados também nas baías e nos estuários. São demersais e alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos. Também se encontram no Brasi e estão ameaçados de extinção.

Celacanto















Os celacantos são peixes muito especiais e carnivoros, quando foram descobertos, foram considerados fósseis vivos. A sua característica mais importante é a presença de barbatanas pares (peitorais e pélvicas) cujas bases são pedúnculos que se assemelham aos membros dos vertebrados terrestres e se movem da mesma maneira. São os únicos representola antes vivos da ordem Coelacanthiformes. Antigamente, assim como o ornitorrinco, o ocapi, a lula-gigante e a lula-colossal, eram estudados pela Criptozoologia e foram criptideos de existência confirmada.

Peixe-pulmonado-australiano





























































O Peixe-pulmonado-australiano (Neoceratodus forsteri) é um peixe pulmonado, nativo dos rios do estado de Queensland na Austrália. Atinge até 150 cm de comprimento e é um peixe carnívoro, que se alimenta de pequenos peixes, batráquios, girinos e invertebrados.

Pirambóia





















A pirambóia (Lepidosiren paradoxa) é um peixe que respira pelas branquias normalmente.  Quando chega o periodo de baixa nos rios, elas se enterram na lama e usam a bexiga natatória como forma de pulmão. Vive em certos rios da Amazônia. Ele é um peixe colorido e achatado.

Marbled lungfish




























O lungfish-marmoreado (Protopterus aethiopicus) é um peixe pulmonado da  família Protopteridae. Este peixe possui o maior genoma conhecido de um animal na Terra.

Gilled African Lungfish





























Protopterus amphibius é uma espécie de peixe pulmonado encontrado na África Oriental. Em geral, só atingem um comprimento de 44 cm, tornando-o menor peixe pulmonado existente no mundo.

West African Lungfish


































Protopterus annectens é uma espécie de peixe pulmonado encontrado na África Ocidental.

Protopterus dolloi

 
Protopterus dolloi é uma espécie de peixe-pulmonado nativa da África.

Esturjão-marinho-europeu













O esturjão-marinho-europeu (Acipenser sturio), também denominado solho, solho-rei, esturjão-atlântico, esturjão-báltico ou esturjão-comum, é um peixe migrador diádromo. Encontra-se em perigo crítico de extinção. O solho habita as zonas costeiras do Atlântico e desova em rios.

Peixe-espátula





























Polyodontidae é uma família de peixes actinopterígeos pertencentes à ordem Acipenseriformes, que inclui os peixes-espátula e é exclusiva de água doce.

Bowfin










Amiidae é uma família de peixes actinopterígeos, a única pertencente à ordem Amiiformes. Esta família tem uma única espécie extante, Amia calva, mas algumas famílias são conhecidas de fósseis do Jurássico, Cretáceo e Eoceno.

Aba-aba















Gymnarchus niloticus, aba, aba-aba, frankfish ou Peixe-faca-africano, é o único peixe da família Gymnarchidae pertencendo à ordem dos Osteoglossiformes. Gymnarchus niloticus é descrito como um peixe noturno, com visão deficiente e é encontrado em águas escuras. Localiza-se usando descargas elétricas da mesma forma que o poraquê.

Peixes-elefante















Mormyridae é uma família de peixes de água doce nativos da África da ordem Osteoglossiformes. É a maior família da ordem, com quase 200 espécies. São popularmente chamados de peixes-elefante, embora outros peixes também tenham este mesmo nome.

Peixe-faca












A família Notopteridae contém oito espécies de osteoglossiformes, comumente chamados de peixes-faca. Este animais vivem em água doce ou salobra especialmente na África e Sudeste Asiático. Eles são bastante alongados e com a aparência resultante de uma faca.

Aruanã


















Aruanãs são peixes de água doce da família Osteoglossidae, muitas vezes conhecidos como língua-de-osso. Nesta família de peixes, a cabeça é ossuda e o corpo largo é comberto por escamas enormes, formando um padrão de mosaico.

Pirarucu

















O pirarucu (Arapaima gigas) é um peixe que é encontrado geralmente na bacia Amazônica, mais especificamente nas áreas de várzea, onde as águas são mais calmas, sendo um dos maiores peixes de água-doce do mundo.

Peixe-borboleta-africano
















O peixe-borboleta-africano (Pantodon buchholzi) é uma espécie de peixe de água doce nativa dos lagos ácidos da África Ocidental.

Ladyfish

















Ladyfish (Elops sp.) é um gênero de peixes de água salgada nativos dos oceanos Atlântico e Pacífico.

Tarpon















Tarpon (Megalops sp.) é um gênero de peixes de água salgada nativos dos oceanos Indo-Pacífico.

Halosauro

















Os halosauros (Halosauridae) são uma família de peixes abissais distribuídas por todo o planeta desde o período Cretáceo.

Anchova















As anchovas (Engraulidae) são uma família de peixes de água costeiras e esturários, encontrados em todos os oceanos do mundo.

Carpa-koi





























A carpa-koi, nishikigoi, koi ou carpa-japonesa (Cyprinus carpio) é uma variedade ornamental da carpa-comum.

Peixinho-dourado







































































O peixeinho-dourado (Carassius auratus) foi uma das primeiras espécies de peixes do mundo á ser domesticada, e ainda hoje é um dos peixes de aquário mais comuns do mundo.

Piau-flamengo



























O piau-flamengo (Leporinus fasciatus) é uma espécie nativa do Rio Amazonas.

Dawkinsia













Dawkinsia é um gênero de peixes identificado recentemente no Sri Lanka. Este gênero tem 9 espécies encontradas apenas no sul da Ásia.

Nenhum comentário: