quinta-feira, 15 de março de 2012

Mamíferos em geral - Parte 2

Alpaca


















































































A alpaca (Vicugna pacos) é um mamífero sul-americano estreitamente aparentado com a vicunha e, um pouco mais distante, com o guanaco e a lhama. A alpaca é um animal principalmente do norte argentino, da família dos camelídeos. É menor que a Lhama tendo uma pelagem mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia (região dos Andes) como fonte financeira principal, para o aproveitamento da sua lã (fibra de alpaca). O hábito de cuspir também é comum na alpaca, que o utiliza para mostrar agressividade ou como método de defesa. Mas ela é muito dócil.

Mini-burros


































































Os Mini-burros são uma raça de burros usadas como animais de estimação. Eles são gentis e começam á se reproduzir por volta dos dois ou três anos de idade.

Bodes-anões






































































Os bodes-anões são uma pequena raça de bodes surgidos na África e que são tipicamente usados na extração de leite de suas cabras.

Cabra-desmaiadora

















A cabra-desmaiadora é uma raça de cabra doméstica cujos músculos congelam por cerca de 10 segundos quando a cabra se assusta. Apesar de indolor, isso geralmente resulta em colapso do animal ao seu lado.

Cabra-escaladora

















A cabra-escaladora é uma raça de cabra conhecida por ter a estranha habilidade de escalar árvores.

Chinchila
























































Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20.000 pêlos por centímetro quadrado. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem. Por isto, o seu pêlo não pode ser molhado. Elas próprias tomam banho, de areia.

Coelho-europeu



























































































































































O coelho-europeu ou coelho-comum (Oryctolagus cuniculus), é um mamífero lagomorfo, da família dos Leporídeos, que existe no estado selvagem (coelho-bravo), havendo também muitas subespécies domesticadas em quase todo o planeta (coelho-doméstico).

Esquilo-da-sibéria



































O esquilo-da-sibéria (Tamias sibiricus) é uma espécie de esquilo originária das terras frias da Sibéria e do norte da Ásia. Estes pequenos animais são muito curiosos e, ao contrário de outros esquilos, diurnos. Algumas pessoas adoptam-os como animais de estimação, mas para tal é preciso ter consciência dos muitos cuidados que é preciso ter com estes animais.

Furão
































O furão é um mamífero carnívoro da família dos Mustelídeos. Existem diversas espécies de mustelídeos, sendo a mais conhecida o furão-doméstico (Mustela putorius furo), utilizado como animal de estimação em vários países do mundo.

Cangambá










































































O cangambá (Mephitis mephitis), também conhecido popularmente como gambá (Não confundir com o sariguê, marsupial também conhecido como gambá) é um mamífero carnívoro caracterizado pela pelagem preta com listras brancas e por expelir um líquido fétido quando acuado. O gambá é muitas vezes confundido com o sariguê devido ao hábito de ambas espécies usarem de odores fétidos como forma de defesa. Podem ser criados como animais de estimação.

Gerbil
































O gerbil, gerbilo ou rato-do-deserto é um pequeno rato da  sub-família Gerbillinae. A subfamília dos gerbilos inclui aproximadamente 110 espécies de roedores africanos e asiáticos. A maioria desses são animais noturnos, e quase todos são onívoros.

Hamster















































































Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.

Lhama

























































































Lhama (Lama glama) é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, gênero Llama. Este animal tem pelagem longa e lanosa, e é domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de lã, carne e couro. A lhama é relacionada com o guanaco, a vicunha e a alpaca. Foi domesticado pelo povo inca, tendo sido muito importante para os mesmos.

Ouriços




































































Erinaceidae é uma família de famiferos insetívoros da ordem Erinaceomorpha. Tais animais possuem o dorso coberto por espinhos curtos e lisos, e as partes inferiores por pêlos. Popularmente são denominados de ouriços.

Porco-do-vietnã















































O porco vietnamita é uma raça de porco (Sus scrofa domestica) e é um dos animais mais exóticos que podem ser tomados como um animais de estimação. Pode medir 45-50 cm e pesam entre 30 e 35 kg, dependendo fortemente da dieta e exercício que você faz.

Mini-porco



























































































Mini-porco é uma das raças desenvolvidas e utilizadas para a investigação médica ou desenvolvidos para o uso como um animal de estimação.

Porco-ovelha









































O Porco-ovelha ou Mangalitsa é uma raça de porcos originária pricipalmente da Hungria e dos Bálcãs. Pertence a raças de porcos européias que são descendentes diretamente das populações de javalis selvagens.

Porquinho-da-Índia


























































































































































O porquinho-da-Índia ou preá-da-índia (Cavia porcellus) é um roedor sul-americano da família dos caviídeos, existindo atualmente apenas como animal doméstico.

Camundongo
















Camundongo (Mus musculus) é uma pequena espécie de rato encontrada originalmente na Europa e Ásia, e atualmente distribuída por todo o mundo, geralmente associado a habitações humanas. Tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia, branca ou cinza-acastanhada, mais clara nas partes inferiores, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa.

Rato-marrom

































O rato-marrom, rato-castanho, ou ratazana (Rattus norvegicus) é uma espécie de roedor que surgiu no Sudeste da Ásia, mas, devido à ação do homem, acabou por se alastrar pelo mundo inteiro. Chegou à Europa no século XVIII e à América no século XIX. Este rato tem hábitos semi-aquáticos. Encontra-se em pequenos grupos compostos por um macho e várias fêmeas. Constrói os ninhos em corredores subterrâneos.

Viscacha































































O termo viscacha é a designação comum aos pequenos roedores sul-americanos dos gênero Lagostomus e Lagidium, pertencentes à mesma família das chinchilas.

Rena


















A rena ou caribu (Rangifer tarandus) é um cervídeo de grande porte, com chifres, que vive em manadas e habita latitudes altas. São característicos das regiões árticas do norte do Canadá, Alasca, Rússia, Escandinávia e Islândia. O caribu é único entre os veados, pois machos e fêmeas possuem chifres.

Duiker





























Duiker é o nome comum da subfamília Cephalophinae, uma subfamília primitiva adaptada á florestas de planícies e de altitudes, exceto por várias espécies que estenderam-se para áreas de savana, e nativa da África Subsaariana. São antílopes pequenos, com as pernas traseiras mais curtas que as dianteiras dando-lhes uma conformação arqueada.

Texugo-americano
































O texugo-americano (Taxidea taxus) é um mustelídeo norte-americano que possui pelagem acinzentada, cortada no dorso por uma faixa longitudinal branca e que se alimenta de pequenos animais. 

Cacomistle





























O cacomistle (Bassariscus sumichrasti )é uma espécie de mamífero noturno e arborícola pertencente ao gênero Bassariscus, da família Procyonidae. É parente próximo do bassarisco e do guaxinim. Habita a América Central, indo do Panamá ao sul do México.

Guaxinim















































































O guaxinim (Procyon lotor), também chamado mapache e ratão-lavadeiro em Portugal, é um mamífero da família dos procionídeos bastante parecido com o mão-pelada, porém com as patas esbranquiçadas. Tais animais são encontrados nas Américas do Norte, Central e do Sul, e também são conhecidos pelo nome de raccoon. Existem também na Europa Central e no Cáucaso, onde estabeleceram-se após a sua fuga de quintas de criação de peles.

Bassarisco


















O bassarisco (Bassariscus astutus) é um mamífero noturno da família procyonidae, que também compreende o guaxinim. O bassarisco vive na América do Norte e seu habitat inclui os estados da Califórnia, Colorado, Oregon, Arizona, Novo Mexico, Nevada, Texas, Utah e vai até o norte do México.

Degu

























O degu (Octodon degus) é uma espécie de roedor da família Octodontidae. Endêmico do Chile, podendo ser encontrado nas encostas ocidentais dos Andes, entre Vallemar e Curicó.

Arganaz

















O arganaz (Muscardinus avellanarius) é um roedor arborícola aparentado com os esquilos que pertence a família gliridae. Habita a Europa, Ásia e África. É noturno e costuma se alimentar de frutas, sementes, flores, nozes e insetos. Durante o inverno, como é natural aos roedores, hibernam.

Esquilo-voador



















































Os esquilos voadores pertencem a subfamília Petauristinae e vivem principalmente na Indonésia. Existem 36 espécies de petauristíneos. Na verdade, eles não voam, apenas planam. Depois de saltar, abrem as patas, que são ligadas por membranas finas que dão maior aerodinâmica para planar.

Marmota

















As marmotas são esquilos membros do gênero Marmota e estão classificadas dentro da família Sciuridae, sendo, portamto, assim como os esquilos-voadores, um tipo de esquilo.

Mara
























































A Mara (Dolichotis spp.) é um gênero de roedor da família Caviidae, a mesma em que pertence a capivara e o porquinho-da-Índia.

Cão-da-pradaria













































O cão-da-pradaria é um mamífero roedor da família Sciuridae, classificado no género Cynomys. O grupo inclui cinco espécies, todas elas nativas da América do Norte, que habitam as pradarias dos Estados Unidos da América, Canadá e México.

Nenhum comentário: