quinta-feira, 15 de março de 2012

Invertebrados em geral

Tarântula-golias-devoradora-de-pássaros






























A Tarântula-golias-devoradora-de-pássaros (Theraphosa blondi) é considerado o segundo maior aracnídeo do mundo. Endêmica do norte da Amazônia brasileira, é também encontrada na Guiana, no Suriname e na Venezuela.

Viúva-negra



















































A viúva-negra (Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha da família teridiidea distribuída por toda a América. A fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen, e cerca de 1 cm de comprimento. O nome provém do fato de a fêmea geralmente devorar o macho após a cópula.

Myrmarachne plataleoides 















Myrmarachne plataleoides é uma espécie de aranha-saltatora asiática que mimetiza a aparência de uma formiga-tecedora, para poder viver junto com elas e garantir a proteção contra os predadores.

Allothrombium
















Allothrombium é um gênero de ácaro da família Trombidiidae.

Mantis flor

































O Mantis-flor (Pseudocreobotra wahlbergii) é uma exótica espécie de louva-a-deus nativa do Quênia.

Besouro-hércules

























O Besouro-hércules ou Besouro-rinoceronte (Dynastes hercules) habita os bosques tropicais e equatoriais da América Central e do Sul. É um dos maiores besouros do mundo, já que os machos adultos chegam à alcançar 17 cm de comprimento incluindo seu enorme chifre torácico.

Besouro-golias





















O Besouro-golias (Goliathus giganteus) é um gênero de escaravelhos africanos que estão entre os maiores besouros do mundo.

Escaravelho-sagrado

















O escaravelho-sagrado (Scarabaeus sacer) é um escaravelho-esterqueiro proveniente da região do Mediterrâneo.

Cerambicídeo-gigante


















O Cerambicídeo-gigante (Titanus giganteus) é o maior besouro do mundo, habitando a Floresta Amazônica.

Rosalia alpina

























































Rosalia alpina é uma espécie de cerambicídeo nativa da Europa.

Megacyllene robiniae















Megacyllene robiniae é uma espécie de cerambicídeo nativa dos Estados Unidos.

Trichodes alvearius




























Trichodes alvearius é uma espécie de besouro nativa da Europa e do norte da África.
  
Nicrophorus vespillo


  












Nicrophorus vespillo é uma espécie de besouro descrita em 1758.

Caruncho
















Caruncho, gorgulho, ou carcoma (Curculionoidea) é uma super-família de besouros que perfuram sobretudo madeira, cereais e feijão armazenado, reduzindo-os a pó. Em sua maioria, os carunchos são xilófagos.

Toc-toc

















O toc-toc (Onymacris unguicularis) é uma espécie de grande escaravelho do deserto da Namíbia, encontrado em dunas onde a temperatura da areia pode ultrapassar os 50º durante o dia.

Abelha-melífera
































A abelha-européia ou abelha-melífera (Apis mellifera) é uma abelha social, de origem européia, cujas operárias medem de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresentam pêlos do tórax mais escuros.

Abelha-africana















A abelha-africana (Apis mellifera scutellata) é uma subespécie de abelha-melífera nativa do centro e oeste da África, introduzida no Brasil em 1956. Trata-se de uma abelha com comportamento muito agressivo, podendo inclusive causar morte aos seres humanos.

Vespa-mandarina

















A vespa-gigante-asiática ou vespa-mandarina (Vespa mandarinia) é a maior vespa do mundo, sendo nativa da Ásia oriental e encontrada em ambiente tropical. Seu comprimento é de aproximadamente 50 milímetros, com uma envergadura de aproximadamente 76 milímetros.

Formiga-pote-de-mel
















As formigas-pote-de-mel são formigas obreiras especiais do gênero Myrmecocystus que usam o próprio abdômen como reserva de alimento para todo o formigueiro permanecendo na maioria das vezes imóveis no teto do formigueiro. As espécies de formigas que criam esse grupo encontram-se nas regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália.

Formiga-tartaruga














A formiga-tartaruga (Cephalotes varians) é uma espécie de formiga do gênero Cephalotes.

Mosca-de-olhos-alongados















A mosca-de-olhos-alongados (Teleopsis dalmanni) é uma espécie de mosca do gênero Teleopsis.

Mosca-das-frutas

















A mosca-das-frutas (Drosophila melanogaster) é uma espécie de mosca que se alimenta de leveduras em frutos já caídos em início de decomposição e, portanto, não causa prejuízo aos fruticultores. Esta espécie é um dos animais mais utilizados em experiências de genética, sendo dos mais importantes organismos modelo.

Spilomyia sayi













Spilomyia sayi é uma espécie de mosca-das-flores que mimetiza uma vespa.

Escorpião-negro

















O Escorpião-negro (Androctonus) é um escorpião nativo do Oriente Médio e África, sendo um dos escorpiões mais venenosos do mundo.

Caranguejo-dos-coqueiros

















O caranguejo-dos-coqueiros ou ladrões-de-coco (Birgus latro) é um grande caranguejo terrestre, encontrado em diversas ilhas tropicais dos oceanos Índico e Pacífico e relacionado aos bernardos-eremitas, mas diferindo destes por apresentar o abdome flexionado e sem a proteção de uma concha de molusco. Alimentam-se de vegetais, incluindo cocos.

Borboleta-monarca





























A borboleta-monarca (Danaus plexippus) é uma borboleta de ampla distribuição nas Américas. Tais borboletas têm cerca de 70 mm de envergadura, asas laranjas com listras pretas e marcas brancas. A população estadunidense dessas borboletas concentra-se aos milhões para realizar migrações regulares. Há indícios de que a espécie poderá estar colonizando o sul de Portugal.

Vindula arsinoe


























Vindula arsinoe é uma espécie de borboleta de hábitos diurnos da família Nymphalidae e sexualmente dismórfica. Seu habitat natural compreende as Ilhas Molucas e Nova Guiné até as Ilhas Salomão e Queensland.
  
Cethosia cyane

 














Cethosia cyane é uma espécie de borboleta nativa da Índia, China e Indochina.

Charaxes brutus















Charaxes brutus é uma espécie de borboleta nativa da África.

Cupha erymanthis


















Cupha erymanthis é uma espécie de borboleta nativa do Sul e Sudoeste da Ásia.

Papilio demoleus


























Papilio demoleus é uma espécie de borboleta da família Papilionidae.

Iphiclides podalirius

















Iphiclides podalirius é uma espécie de borboleta da família Papilionidae.

Doxocopa laurentia

















Doxocopa laurentia é uma espécie de borboleta da família Nymphalidae. Pode ser encontrada no México, Brasil, Bolívia, Equador, Colômbia e Peru.

Dynamine coenus

















Dyname coenus é uma espécie de borboleta da família Nymphalidae nativa da América do Sul.

Neopithecops zalmora
















Neopithecops zalmora é uma espécie de borboleta da família Lycaenidae da Ásia Meridional e Sudeste Asiático.

Diaethria clymena


















Diaethria clymena é uma espécie de borboleta da família Nymphalidae. Pode ser encontrado do Guatemala ao Peru e no Brasil.

Diaethria eluina








































Diaethria eluina é uma espécie de borboleta da família Nymphalidae. Pode ser encontrado do Guatemala ao Peru e no Brasil.

Mariposa-colibri






























A mariposa-colibri (Macroglossum stellatarum) é uma espécie de mariposa nativa do sul da Europa, norte da África, Índia e Indochina. Ela se alimenta do néctar das flores.

Pavonia pavonia















Pavonia pavonia é uma espécie de mariposa encontrada em toda a Região Paleártica, na Europa, Ásia e África.

Megalopyge opercularis 



















Megalopyge opercularis é uma espécie de mariposa venenosa.
  
Jequiranaboia

















A Jequiranabóia (Fulgora), é um inseto homóptero, como as cigarras, sendo conhecida também por cobra-voadora. Possui uma cabeça em forma de fava de amendoim e vive nas florestas tropicais das Américas Central e do Sul, incluindo o Brasil.

Fulgor-tailandês

















O fulgor-tailandês (Pyrops candelarius) é uma espécie de homóptero asiático que se alimenta da seiva das árvores. A sua longa e estranha extensão cefálica em forma de agulha é usada para perfurar a casca de árvores para alcançar a seiva. Devido á sua beleza, bem como o aspécto insólito de sua extensão cefálica, o fulgor-tailandês é frequentemente procurados por colecionadores.

Graphosoma lineatum




























Graphosoma lineatum é uma espécie de percevejo que encontra-se frequentemente em plantas umbeliferas, como a salsa.

Bicho-pau




















Bicho-pau é o nome dado aos insetos da ordem Phasmatodea que são semelhantes a um pedaço de madeira ou graveto. É um insecto herbivoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores.

Bicho-folha





















O termo Bicho-folha ou Esperança-folha é a designação comum aos insetos fasmatódeos e aos ortópteros da família dos tetigonídeos, especialmente dos gêneros Tanusia, Pterochroza, Mimetica e Typophyllum, que reúnem espécies que imitam folhas. A camuflagem atinge o máximo em espécies que simulam, com riqueza de detalhes, folhas que parecem ter sido parcialmente roídas por insetos ou se encontram manchadas por fungos.

Pulgão





















Os afídios, pulgões ou piolhos-das-plantas são insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas. Cerca de 250 espécies constituem sérias pragas para a agricultura, floresta e jardinagem ao sugarem a seiva das plantas e servindo como vetor de transmissão de vírus.

Coryphistes ruricola





















Coryphistes ruricola é uma espécie de gafanhoto da família Acrididae.

Barata-gigante-de-madagascar

















A barata-gigante-de-madagascar (Gromphadorhina portentosa) é uma espécie de barata nativa da ilha de Madagascar, na África, sendo uma das maiores baratas do mundo. É uma espécie que pode ser criada com animal de estimação exótico. Ao contrário das outras espécies de baratas, elas carecem de asas, sendo assim incapazes de voar.

Barata-trilobita

















A barata-trilobita (Polyzosteria mitchelli) é uma espécie de barata nativa da Austrália.

Solifugae

















Os Solifugae são uma ordem de aracnídeos de regiões quentes e secas.

Weta

 















Weta é o nome comum de cerca de 70 espécies de insetos nativos da Nova Zelândia, sendo os maiores insetos do mundo. 

Tardígrado



















Os tardígrados ou ursos-d´água (Tardigrada) constituem um filo de pequenos animais aquáticos e microscópicos relacionados com os artrópodes.

Perípato
















Os perípatos (Onychophora) constitui um filo de invertebrados que, assim como os tardígrados, são parentes próximos dos artrópodes.

Minhoca-gigante-australiana





















A Minhoca-gigante-australiana (Megascolides australis) é uma espécie de minhoca nativa da Austrália. É uma minhoca de grandes dimensões, mediando em média 80 cm de comprimento e 2 cm de diâmetro, podendo atingir os 3 metros de comprimento. Possuem uma cabeça de cor púrpura escuro e um corpo de cor rosa acizentado.

Nenhum comentário: