sexta-feira, 16 de março de 2012

Insetos dulcícolas

Springtail
















































A ordem Collembola é constituída por pequenos artrópodes ápteros e hexápodes, encontrados em todo o mundo, podendo viver no folhiço, no solo, em árvores, em troncos em decomposição, embora algumas espécies sejam aquáticas. Possui aproximadamente 7.900 espécies.

Mayfly






















































































Ephemeroptera é uma ordem de artrópodes pertencentes à classe Insecta. Possui aproximadamente 2.500 espécies, distribuídas por 23 famílias.

Libélula

































































A libélula ou libelinha é um inseto alado pertencente à sub-ordem Anisoptera. Como características distintivas contam-se o corpo fusiforme, com o abdómen muito alongado, olhos compostos e dois pares de asas semi-transparentes

Donzelinha













































Os Zygoptera são insetos da ordem Odonata conhecidos como donzelinhas. Quando pousados mantêm as asas juntas e paralelas ao comprimento do corpo, diferente das libélulas, que as mantêm perpendiculares ao corpo.

Stonefly




























































Os Plecoptera constituem uma pequena ordem de insetos aquáticos, com pouco mais de 2000 espécies descritas. Os plecópteros adultos geralmente são encontrados próximos a rios, riachos e lagos. Não há predadores conhecidos especializados em plecópteros. As formas imaturas são comidas por peixes, formas imaturas de Odonata, besouros aquáticos, Trichoptera e mesmo outros Plecoptera. Os adultos podem ser comidos por pássaros, sapos, morcegos, adultos de Odonata e aranhas.

Barata-d'água









































O termo Barata-d'água é a designação comum a todas as espécies de insetos aquáticos, hemípteros, da família Belostomatidae. Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, são na verdade grandes "barbeiros" aquáticos, sendo também conhecidos pelos nomes de arauembóia, bota-mesa, pica-dedo e escorpião-d'água. Algumas espécies são consideradas como iguaria na gastronomia da Tailândia.

Alderfly






























A Sialidae é uma família de insetos aquáticos da ordem megaloptera, que inclui cerca de 100 espécies.

Dobsonfly


















































Dobsonflie são insetos aquáticos da subfamília Corydalinae, parte da família de megalópteros Corydalidae.

Fishfly



































Fishflies são insetos aquáticos da subfamília Chauliodinae, pertencente à família de megalópteros Corydalidae e parentes dos dobsomflies.

Lacewing

















































Neuroptera é uma ordem de insetos, chamados neurópteros ou lacewings, onde se encontram algumas espécies aquáticas.

Besouros-d´água

















































































Besouros-d´água são besouros escaravelhos adaptados à vida aquática. Eles sobem à superfície da água para tomar ar atmosférico em seu sistema traqueal. Há cerca de 2000 espécies de besouros-d´água. Algumas espécies podem viver na zona intertidal marinha. Os besouros-d´água são de cor preta, marrom ou esverdeada.

Fairyfly





















Fairyfly é uma vespa aquática parasitóide de ovos de grilos, gafanhotos, besouros, hemípteros, cigarras, pulgões, piolhos, moscas, mosquitos e insetos aquáticos. Podem nadar submersas sob a água usando suas asas como remos. Podem se acasalar e pôr ovos debaixo d´água, e podem ficar 15 dias embaixo d´água. Possuem uma grande importância econômica, visto que parasitam espécies que são pragas no cultivo de eucalipto.

Borrachudos
































Os simulídeos, denominados popularmente como borrachudos, ocorrem normalmente perto de rios com águas correntes e encachoeirados, pois é neste tipo de ambiente aquático que suas larvas se desenvolvem. São hematófagos, se alimentando do sangue humano e causando doenças.

Dixidae


















Dixidae é uma família de dípteros aquáticos.

Ptychopteridae

































Ptychopteridae é uma pequena família de dípteros aquáticos.

Crane fly































Crane fly é o nome comum dos dípteros aquáticos da família Tipulidae.

Chironomidae






























Chironomidae é uma família de mosquitos aquáticos da ordem Diptera que colonizam todos os ambientes aquáticos como rios, riachos, lagos, fitotelmas de plantas, poças de água temporárias, entre outras. Inclui gêneros com larvas semi-terrestres e terrestres. Podem viver atém 1.000 m de profundidade no Lago Baikal.

Phantom midges










































Chaoboridae é uma família de dípteros aquáticos.

Nenhum comentário: