quarta-feira, 14 de março de 2012

Aves limícolas

Galinhola












































A galinhola (Scolopax rusticola) é uma ave ciconiforme limícola da família Scolopacidae, tal como os maçaricos e ostraceiros. Aprecia os lodaçais à beira-mar, vivendo ali geralmente em grandes bandos. Com seu bico reto e comprido, revira o lodo à procura dos pequenos invertebrados dos quais se alimenta (moluscos e vermes).

Narceja































































A Narceja (Gallinago paraguaiae) é uma ave limícola que existe na grande maioria da América do Sul, na costa do Oceano Pacífico.

Maçarico


































































Maçarico é o nome vulgar de várias espécies de aves pertencentes à família Scolopacidae. A designação agrupa aves de médio porte, de patas altas e bico longo, com plumagem geralmente acastanhada e branca. Os maçaricos vivem em regiões costeiras e muitas espécies são migratórias.

Rola-do-mar

















A rola-do-mar ou vira-pedras (Arenaria interpres) é uma ave limícola pertencente à ordem Charadriiformes. Alimenta-se geralmente em zonas rochosas à beira-mar, muitas vezes virando pequenas pedras para procurar os pequenos invertebrados que fazem parte da sua dieta.

Seixoeira




























































A seixoeira ou maçarico-de-papo-vermelho (Calidris canutus) é uma espécie de ave limícola da família Scolopacidae.

Faralopo








































Falaropo é o nome comum dado às três espécies de aves caradriformes scolopacídeas classificadas no gênero Phalaropus. Estas aves preferem habitats aquáticos, em zonas costeiras ou perto de lagos interiores, no caso do falaropo-de-wilson que se reproduz nos lagos salgados da América do Norte. Os falaropos alimentam-se de pequenos invertebrados aquáticos, incluindo plancton, moluscos e vermes.

Fuselo










































O fuselo ou chalreta (Limosa lapponica), é uma ave limícola da família Scolopacidae, que se reproduz na tundra e costas do Ártico sobretudo no Velho Mundo e que passa os invernos nas costas das regiões temperadas e tropicais do Velho Mundo. Trata-se da ave recordista para o voo mais longo sem paragens bem como da viagem mais longa sem qualquer pausa para alimentação entre todos os animais, 11 570 km ao longo de uma rota do Alasca até à Nova Zelândia.

Combatente
































































































































































































































O combatente (Philomachus pugnax) é uma espécie de ave limícola da família Scolopacidae.

Painted snipe


























Painted snipes é o nome comum das aves da família Rostratulidae, uma família de aves pertencente à ordem Charadriiformes, que inclui as duas espécies de Rostratula e a Narceja-de-bico-torto.

Jaçanã













































O jaçanã (Jacana jacana) é um jacanídeo do oeste da América do Sul. Tais aves medem cerca de 23 cm de comprimento, possuindo plumagem negra com manto castanho, bico amarelo com escudo frontal vermelho, rêmiges verde-amareladas, encontro com um afiado esporão vermelho. São ainda pernaltas, com dedos longos e abertos, adaptados à locomoção sobre plantas aquáticas.

Seedsnipe
 












































Seedsnipe é o nome comum das aves limícolas da família, Thinocoridae, uma família de pequenas aves limícolas gregárias sul-americanas que se adaptaram a uma dieta herbívora. Tradicionalmente, pertence à ordem Charadriiformes. Na taxonomia de Sibley-Ahlquist, ela é incluída na ordem Ciconiiformes. São semelhantes aos pardais, em termos de estrutura e forma do bico e possuem patas curtas e asas longas.

Stone-curlew











































Burhinidae é uma família de aves aquáticas habitantes de zonas tropicais ou áreas temperadas da Europa e Austrália. Elas são de médio a grande porte e possuem bicos amarelos ou pretos, grandes olhos amarelos e plumagem críptica. A maioria dessas aves preferem habitats áridos ou semi-áridos. Grande parte delas são noturnas. Se alimentam de insetos e outros invertebrados. As espécies de maior porte também comem lagartos e pequenos mamíferos. A maioria das espécies são sedentárias, com exceção de Burhinus oedicnemus, que migra para a África no inverno.

Sheathbill


 














Sheathbill é o nome comum das aves da fanília Chionididae, pertencente à ordem Charadriiformes. O grupo contém apenas um gênero Chionis, e duas espécies, confinadas à região da Antártida.

Magellanic Plover
















O Magellanic Plover (Pluvianellus socialis), é uma ave limícola da ponta sul da América do Sul, sendo a única espécie da família Pluvianellidae.

Ibisbill























O Ibisbill (Ibidorhyncha struthersii), é uma ave limícola que vive nas margens de rios nos planatos da Ásia Central e Himalaias, sendo a única espécie da família Ibidorhynchidae.

Avocet





















































Avocet (Recurvirostra) é um gênero de ave limícola da família  Recurvirostridae.

Pernilongo













































Pernilongo ou perna-longa é o nome popular de dois gênero de aves limícolas da família Recurvirostridae: Himantopus e Cladorhynchus.

Ostraceiro






















































Ostraceiro é o nome vulgar dado às 11 espécies de aves ciconiformes da família Charadriidae, classificadas no gênero Haematopus. O grupo já foi classificado em família própria, Haematopodidae, e tem distribuição mundial.

Plover




























Os plovers ou caradrinos (Charadriinae) são uma sub-família de aves limícolas da ordem Charadriidae, com arpoximadamente 40 espécies.

Quero-quero





















O quero-quero ou abibe-do-sul (Vanellus chilensis), também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave limícola da família Charadriidae. O nome é uma onomatopéia de seu canto característico.

Nenhum comentário: